REFERÊNCIAS:
LI, Zhiyue et al. “Does the Fragrance of Essential Oils Alleviate the Fatigue Induced by Exercise? A Biochemical Indicator Test in Rats” Evidence-based complementary and alternative medicine: eCAM vol. 2017 (2017).
É fato que após um período de exercícios físicos intensos, práticas esportivas ou até mesmo um dia mais agitado em nosso dia a dia, o corpo reduza o seu ritmo e nós fiquemos nos sentindo mais cansados.
A fadiga muscular pós-exercício é uma reação natural do nosso organismo e pode ser caracterizada quando há qualquer redução na capacidade do sistema neuromuscular de gerar força, levando a uma queda da nossa performance motora.
Um estudo chinês demonstrou as expressivas contribuições da inalação de uma sinergia de óleos essenciais no alívio da fadiga induzida por exercício, beneficiando a recuperação do corpo após atividades intensas e também auxiliando na prevenção da ocorrência de lesões.
A sinergia foi elaborada com a associação dos óleos essenciais de: laranja doce (Citrus sinensis), hortelã-pimenta (Mentha piperita), alecrim qt cânfora (Rosmarinus officinalis) e cravo da índia (Syzygium aromaticum). A avaliação de seus efeitos ocorreu em cobaias submetidas a um modelo de fadiga pós prática de exercícios de natação e teve duração de três dias.
Os óleos essenciais foram aspergidos em um difusor de ambientes, sendo diluídos na concentração de 0,4 ml / kg em água destilada. A intervenção aromática foi aplicada 10 minutos após o término da atividade física com demonstração significativa da redução das capacidades motoras.
Após a inalação com a sinergia aromática no primeiro dia, o tempo de natação até a manifestação de exaustão nas cobaias foi notavelmente prolongada nos dias consecutivos. O grupo de intervenção conseguiu se manter em atividade por quase o dobro do tempo realizado pelo grupo de controle, que foi submetido a inalação de água destilada pura.
O mecanismo de atuação antifadiga da sinergia envolve a inibição da produção e acúmulo de moléculas e substâncias produzidas pelo metabolismo durante a realização de atividades físicas, como os níveis no sangue de nitrogênio uréico sanguíneo e o níveis de ácido láctico. Além disso também demonstrou reduzir o consumo de glicose durante a atividade física, minimizando, desta forma, a depleção da fonte de energia.
Quando praticamos um exercício físico mais intenso, diferentes sistemas corporais são ativados para assegurar um melhor desempenho aos nossos músculos. O coração, por exemplo, passa a bombear mais sangue e o estômago reduz as suas atividades. O nosso organismo também passa a consumir glicose, que é quem fornece energia para o exercício dos músculos, logo a sua redução levará, consequentemente, a redução da nossa disposição.
É ainda na metabolização celular da glicose que o ácido lático é produzido. Quando necessitamos de uma quantidade maior de energia apenas por um determinado período de tempo, que é o que acontece nas práticas esportivas e atividades físicas, o ácido lático passa a ser produzido em uma velocidade superior a de sua eliminação. O seu acúmulo, portanto, acaba provocando dores musculares.
Um outro mecanismo de atuação antifadiga da sinergia envolve ainda a redução dos níveis de malondialdeído, um biomarcador de estresse oxidativo, fator que também compromete a integridade muscular e a sua recuperação pós-exercício.
Os óleos essenciais utilizados foram escolhidos sob análise e evidências empíricas de suas propriedades terapêuticas, que apresentam potencial para atuar no alívio da fadiga induzido por atividade física.
O óleo essencial de laranja é calmante, cardiotônico e regulador do estresse. Estudos demonstram que atua aumentando as atividades de enzimas antioxidantes, que podem prevenir a fadiga física. O óleo essencial de hortelã pimenta é analgésico, antinociceptivo, miorrelaxante, tônico cardíaco e um também reconhecido por melhorar a capacidade pulmonar, contribuindo para maior oxigenação do cérebro, o que por sua vez é efetivo para o desempenho físico contínuo.
O óleo essencial de alecrim é estimulante geral e miorrelaxante, sendo conhecido como um dos mais célebres agentes naturais revigorantes para o combate da fadiga tanto física, quanto mental. A maioria dos seus efeitos farmacológicos é consequência da alta atividade antioxidante de seus principais constituintes. Já o óleo essencial de cravo da índia, além do aroma estimulante geral, é um poderoso antioxidante e demonstrou aumentar o conteúdo de células linfocitárias, células de defesa imediata.
Os resultados apresentados demonstram que uma sinergia elaborada com os quatro óleos essenciais acima é eficaz tanto para a prevenção quanto o alívio da fadiga induzida pela realização de atividades físicas. Além do uso via inalação, os dados também fornecem uma base experimental para o desenvolvimento de um novo tipo de spray antifadiga elaborado com os óleos essenciais.
Os óleos essenciais dōTERRA hoje, são os únicos no Mundo com Certificação de Qualidade
CPTG®.
Conheça de perto os benefícios dos Óleos Essenciais dōTERRA.
Você encontra todos os nossos produtos em nosso site e em nossa loja virtual. Acesse: https://defendasuavida.wixsite.com/doterra
Comments